Consolidação da Independência

Ligia Lopes Fornazieri
A consolidação da Independência ocorreu em poucos anos, mas foi marcada por conflitos militares relativamente graves. Os brasileiros que eram favoráveis à Independência reuniram forças para lutar contras as tropas portuguesas que estavam no Brasil desde 1808. Os conflitos mais importantes ocorreram no Sul do país e na Bahia, onde movimentos separatistas e conflitos com os portugueses causaram algumas disputas violentas.
Aclamação de Dom Pedro I no campo de Santana. Litografia de Jean-Batiste Debret.
Mas entre os brasileiros favoráveis à Independência existiam grandes divergências: a aristocracia rural defendia um regime monárquico centralizado e as camadas médias urbanas pregavam um regime democrático, com restrições ao poder do imperador.
No plano internacional, os Estados Unidos reconheceram a Independência em maio de 1824, mas, informalmente, ela já era reconhecida pela Inglaterra, que era grande interessada em garantir a ordem e a ligação econômica com o Brasil. O reconhecimento formal inglês tardou a acontecer porque os ingleses tentaram conseguir do Brasil a imediata extinção do tráfico de escravos. Ainda assim, a Inglaterra esteve presente no processo de consolidação da Independência, servindo também de mediador no reconhecimento da nova nação por Portugal.
O reconhecimento formal da Independência aconteceu apenas em agosto de 1825, através de um tratado em que o Brasil concordou em compensar a Metrópole em 2 milhões de libras pela perda da Colônia. Esta indenização foi paga com empréstimo inglês. Por conta dessas dificuldades no processo de consolidação da Independência, alguns historiadores têm feito objeções à famosa tese de que o processo de Independência foi fácil. Esses críticos defendem que a emancipação sob a forma de união em torno do Rio de Janeiro resultou de uma luta e não de um consenso geral.
As críticas à famosa tese têm o mérito de ressaltar o fato de que a Independência não correspondeu a uma passagem pacífica. Mas, ainda assim, não se pode deixar de lado a constatação de que, admitindo-se o uso da força e as mortes resultantes, a consolidação da Independência se fez em poucos anos e sem grandes desgastes. Além disso, a emancipação do Brasil não engendrou maiores alterações na ordem econômica e social, tendo sido mantido no país o regime político imposto pela metrópole portuguesa.
Assim, após 1822, o Brasil continuou sendo uma monarquia encabeçada por um português e os anos seguintes à Independência até 1840 foram marcados por enorme flutuação política, por rebeliões em todo o país e por tentativas contrastantes de organizar o poder.

Curta nossa página no Facebook!

https://www.facebook.com/historiandonanet07

Esse post foi publicado em Brasil Império e marcado , , , , . Guardar link permanente.

20 respostas para Consolidação da Independência

  1. Susana disse:

    Olá, excelente iniciativa, retribuindo a visita, conte conosco na divulgação. Espero que possamos estreitar laços de amizade e companheirismo

    abçs
    Susana Sol

  2. Olá Ana, Lígia e Paula

    Tão legal ver vocês que estão iniciando na profissão, estarem já compartilhando seus saberes e experiencias com outras pessoas. Na formação inicial o mais importante e acumular conhecimento e trocar o máximo possível com outras pessoas.

    São nas redes que aprendemos e trocamos conhecimento formando uma imensa rede de conhecimento que fazem com que nos tornemos melhores profissionais. Por isso conecte-se, troque, questione, participe e principalmente compartilhe como mundo tudo aquilo que vocês tem de melhor.

    Abraços

    Robson Freire
    Caldeirão de Ideias

  3. markus disse:

    Olá,eu sou o Administrador do Blog horahistória,e venho em resposta de seu comentário em um de meus posts.Bem,eu gostaria de criarmos uma parceria,você segue e divulga meu Blog e eu faço a mesma coisa com o Blog de vocês,tudo bem?.
    Desde já agradeço.

  4. karina disse:

    Olá, excelente iniciativa.
    Só faltou citar que este artigo foi extraído de uma obra do Boris Fausto.

  5. Pedro Henrique disse:

    Simplesmente,Bom ta muito definido Perfect

  6. socorro bezerra disse:

    finalmente encontrei o que procurava. Visitei a pagina tirou minhas duvida. obrigada . um abraço

  7. Sophia disse:

    Nossa muito bom precisava disso muito obrigada!!
    Divulgando!

  8. bgd pessoal graças a esse site eu tirei total no meu trabalho…
    fcdeus!
    ate mais.
    bjs.
    (((nathalia batista)))

  9. henrique danton disse:

    gostei muito dste site smpre pesquisarei nele sobre historia

  10. yanna erica disse:

    brigada pela ajuda vou tirar dez no trabalho
    100000000000000000000

  11. Marina disse:

    Nossa muito obrigada me ajudou muito a entender História!
    Obg!

  12. Anna Júlia disse:

    Amei,vou tirar um onze no trabalho. Obrigado!

  13. sara moura disse:

    muito bom ajudou no meu trabalho escolar ! nota 10

  14. dayane disse:

    muito bom explica tudo direitinho e o meu professor falou que estava tudo correto,obrigada…

  15. adoreiii sempre que presciso vou procurar esse site tirei 10 no trabalho de historia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s