Especial Vestibular – Ditaduras Latino-americanas

A questão de hoje diz respeito às ditaduras latino-americanas e suas consequências nos períodos democráticos. Para saber mais sobre o assunto, temos textos no blog sobre a Ditadura Paraguaia, Chilena, Argentina e Brasileira.

(Vestibular Unicamp 2013) Na América Latina, África, Ásia e Europa, a violência deixou uma marca de sofrimento e luto no contexto de regimes ditatoriais, guerras civis ou invasões ao longo do século XX. Passados os conflitos, as próprias sociedades têm buscado estabelecer a verdade sobre os crimes ocorridos. Neste contexto, mais de 30 países do mundo criaram Comissões da Verdade, que são organismos de investigação não judiciais. (Adaptado de Museo de la Memória y los Derechos Humanos, em http://www.museodelamemoria.cl/el-museo/sobre-elmuseo/comisiones-de-verdad/. Acessado em 20/08/2012.)

As Comissões da Verdade

  1. a) surgiram em países que tiveram experiências traumáticas, como as ditaduras no Chile e Brasil, e foram organizadas durante as lutas de resistência aos regimes ditatoriais.
  2. b) sustentam que o conhecimento do passado interessa às vítimas e seus familiares, devendo ficar restrito a esse universo privado.
  3. c) constituem instrumento político que tem como objetivo o estabelecimento de sentenças judiciais aos culpados e o pagamento de indenizações às vítimas.
  4. d) existem em vários países, o que indica que as práticas autoritárias não foram um fenômeno de uma só nação, nem se restringiram a uma única forma de conflito.

Resposta correta: D

Porque as outras alternativas estão incorretas?

Respostas do HistoriandonaNet07:

a) O erro da alternativa está na afirmação de que, países como o Chile e Brasil, organizaram as sua Comissões da Verdade durante as lutas de resistência aos regimes. Estes dois países foram os últimos no Cone Sul a criarem esse tipo de comissão, o Brasil em 2012 e o Chile em 1991.

b) É um erro pensar que o interesse do conhecimento dos crimes de lesa-humanidade cometidos durante os regimes ditatoriais interessam somente aos familiares. Essas comissões tem como estratégia principal, criar mecanismos para que a sociedade inteira possa ter dimensão dos crimes cometidos durante aqueles regimes.

c) Uma das principais características das Comissões da Verdade é não possuírem caráter punitivo, ou seja, não cabe a estas comissões sentenciar aqueles que cometeram os crimes durante o regime ditatorial.

d) Essa resposta está correta. A principal dica para responder essa questão está no próprio enunciado, que salienta que estas comissões estão presentes em quase 30 países que viveram regimes ditatoriais, guerras civis, conflitos gerados pelas invasões do século XX. Sendo assim, se o candidato ler atentamente o enunciado observará que a alternativa “D”   pode ser respondida através da interpretação do enunciado.

Esse post foi publicado em História Contemporânea, História da América Latina e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s