Especial Vestibular – Guerra Civil Espanhola

Mais uma questão respondida para te ajudar a estudar para os vestibulares e para o ENEM!

(Enem 2013) As Brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades dispostos a lutar em defesa da República espanhola. Estima-se que cerca de 60 mil cidadãos de várias partes do mundo – incluindo 40 brasileiros – tenham se incorporado a essas unidades. Apesar de coordenadas pelos comunistas, as Brigadas contaram com membros socialistas, liberais e de outras correntes político-ideológicas.

SOUZA, I. I. A Guerra Civil Europeia. História Viva, n. 70, 2009 (fragmento).

A Guerra Civil Espanhola expressou as disputas em curso na Europa na década de 1930. A perspectiva política comum que promoveu a mobilização descrita foi o(a)

  1. a) crítica ao stalinismo.
  2. b) combate ao fascismo.
  3. c) rejeição ao federalismo.
  4. d) apoio ao corporativismo.
  5. e) adesão ao anarquismo.

Resposta

B

O candidato pode responder essa pergunta sem saber muitos detalhes sobre a história espanhola no século XX, mas para isso precisa entender um pouco do contexto político europeu do período. Na década de 1930, houve a consolidação de regimes autoritários como o nazismo na Alemanha e o fascismo na Itália, e suas ramificações em outros locais, como a Espanha. O país ibérico sofreu com a Guerra Civil, travada entre duas frentes: os falangistas (de tendências fascistas, apoiada pelos conservadores e liderados pelo general Francisco Franco) e os populares (movimento da esquerda que lutavam contra o nazi-fascismo que crescia na Europa e na própria Espanha e defendiam a república e a democracia). Em 1936, o general Franco comandou um golpe de estado contra a República. Durante três anos, o país foi assolado por uma das guerras civis mais sangrentas da Europa. Em 1939, os falangistas conseguiram depor o governo republicano e a ditadura do general Francisco Franco durou de 1939 a 1976.

Portanto, deve-se ter em mente que, na década de 1930, com a ascensão do fascismo e do nazismo, a luta contra os regimes de direita com tendências fascistas foi um traço comum a grande parte dos países europeus.

Resposta: B

Cartaz com propaganda do lado republicano

Cartaz com propaganda do lado republicano

Comentem e curtam nossas página no FACEBOOK!

Esse post foi publicado em vestibular e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s