Especial Enem

Preparem-se para o Enem junto com o Historiando na net 07!!!

ENEM 2012
questao-enem-capitao-america

Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar.

COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica. Disponível em: http://www.revistastart.com.br. Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado).

A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra

  1. a) a Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial.
  2. b) os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial.
  3. c) o poder soviético, durante a Guerra Fria.
  4. d) o movimento comunista, na Guerra do Vietnã.
  5. e) o terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001.

Resposta

B

Resposta do Historiando na Net 07:

Para responder esta questão o candidato deve observar com atenção a imagem e o texto contidas no enunciado. A partir dos indícios presentes neles compreende-se que trata-se da luta estadunidense contra os regimes totalitários europeus durante a Segunda Guerra Mundial. Os Estados Unidos representados pela figura do Capitão América (herói que leva a bandeira estadunidense no peito) e os regimes totalitários pela figura de Adolf Hitler (figura do Füher) ambas informações podem ser encontradas no próprio enunciado. Sendo assim a alternativa correta é a letra “b” e para chegar nessa resposta é preciso que o candidato consiga identificar, na imagem, a figura de Hitler, as suásticas (símbolo nazista) e a representação dos Estados Unidos na figura do herói em quadrinhos.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

a. Para identificar o erro desta alternativa é preciso saber que os regimes tiranos e o autoritarismo militar, com o nazismo e o facismo italiano, por exemplo, são referentes ao período posterior à Primeira Guerra Mundial. Sendo assim, a luta representada na imagem, não diz respeito à Primeira, mas sim à Segunda Guerra Mundial.

b. alternativa correta.

c. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, iniciou-se um período chamado Guerra Fria, que polarizou o mundo em dois blocos, o soviético (representado pela URSS) e capitalista (representado pelos EUA). Na imagem não há nenhum indício dos soviéticos, o que caracterizaria a Guerra Fria.

d. Esta alternativa segue a mesma linha de raciocínio da anterior. A Guerra do Vietnã aconteceu entre os anos de 1955 e 1975, momento em que no mundo encontrava-se dividido em blocos (Guerra Fria). O Vietnã, país do Sudeste Asiático, dividido entre o Sul (capitalista) e o Norte (comunista). Foi um conflito bélico entre comunistas e capitalistas, fruto da chamada Guerra Fria.  

e. Não nenhum indício que aponte a luta estadunidense contra o terrorismo. Observando a imagem não é possível reconhecer nenhuma representação da luta americana contra o terrorismo internacional, que foi iniciado após os ataques às Torres Gêmeas (World Trade Center) em setembro de 2001.

Não deixem de comentar e curtir nossa página no FACEBOOK.

Esse post foi publicado em Brasil República. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s