Especial Vestibular

Hoje temos mais uma questão de vestibular respondida!!!!

(Vestibular Unicamp 2009) O ativista negro Steve Biko, um dos críticos do Apartheid, que vigorou oficialmente na África do Sul entre 1948 e 1990, afirmou: Nós, os negros, temos que prestar muita atenção à nossa história se quisermos tornar-nos conscientes. Temos que reescrever nossa história e mostrar nossa resistência aos invasores brancos. Muita coisa tem que ser revelada e seríamos ingênuos se esperássemos que nossos conquistadores escrevessem uma história imparcial sobre nós. Temos que destruir o mito de que a nossa história começa com a chegada dos holandeses.

(Adaptado de Steve Biko, I write what I like: a selection of his writings. Johannesburg: Picador Africa, 2004, p. 105-106.)

a) Segundo o texto, por que os negros necessitariam reescrever a história da colonização sul-africana?

b) O que foi o regime denominado Apartheid na África do Sul?

Respostas do Historiando na Net 07:

a)  É possível responder esta alternativa com uma leitura atenta do enunciado, uma vez que a resposta encontra-se nele. Para Steve Biko é preciso que os negros reescrevam sua história para tornarem-se conscientes, uma vez que a história escrita pelos colonizadores (holandeses) não é imparcial e salienta os feitos holandeses deixando de lado, por exemplo, a luta e a resistência dos negros aos invasores brancos. A reescrita da história da colonização  sul-africana deveria, segundo Steve Biko, acabar com o mito de que a história da África do Sul começa a partir da chegada dos holandeses.

b) Para responder essa questão é preciso que o candidato saiba o que foi o Apartheid. Porém, mesmo que o candidato não se lembre exatamente o que foi esse regime é possível coletar algumas dicas no próprio enunciado como, por exemplo, o fato de o regime ter vigorado oficialmente na África Sul entre os anos de 1948 e 1990; e de que o texto debate as visões históricas construídas sobre a dominação dos brancos sobre negros. Com essas informações já é possível desvendar que o regime chamado Apartheid fora uma política oficial do Estado sul-africano que pregava a segregação racial no país.

Não deixem de curtir nossa página no FACEBOOK.

Esse post foi publicado em Brasil República e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s