Como e porque estudar a Antiguidade Clássica – Dicas e apontamentos

Antiguidade Clássica é um termo que se utiliza comumente para definir o período entre a invenção da escrita cuneiforme, na Mesopotâmia, até as invasões “bárbaras” ao Império Romano. Essa definição de Antiguidade, no entanto, traz consigo algumas implicações e uma das maiores diz respeito às civilizações que são incluídas no estudo desse período. Durante muito tempo, a historiografia considerava apenas o estudo das sociedades formadas nas regiões da Mesopotâmia  e Egito, e o mundo greco-romano.

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Acrópole em Atenas – Imagem clássica quando nos referimos à Antiguidade Clássica

Assim, essa divisão trazia consigo uma concepção de mundo bastante eurocêntrica, que considerava apenas as descobertas dessas civilizações como formadoras da nossa sociedade ocidental atualmente. No entanto, uma tendência que tem sido vista nos últimos 30 anos é considerar como parte da Antiguidade as civilizações que se formaram em outras partes do mundo.

Estudo mais recentes mostram e ressaltam a importância das descobertas e invenções de civilizações que se formaram na China, na Índia e na América, que também desenvolveram uma escrita elaborada, contestando a ideia de que a escrita foi inventada e somente praticada entre aquelas civilizações do Oriente Próximo.

No entanto, os vestibulares e os livros didáticos de História ainda se pautam enormemente no estudo da chamada “Antiguidade Clássica”, que compreende apenas o mundo greco-romano, que seria o grande depositário de nossas heranças. Assim, ainda que apareçam análises sobre as outras civilizações da Antiguidade (incas, maias, astecas, chineses) nos livros das escolas e nas questões de vestibular, a predominância do estudo da Grécia e de Roma ainda prevalece.

Seguindo essa tendência, então, é importante que os vestibulando se dedique ao estudo desses tópicos que, quase que invariavelmente, são abordados nas provas das Universidades. O estudo do chamado mundo Grego e do Império Romano requer muita atenção e dedicação, uma vez que são assuntos complexos, com muitos conceitos e divisões, mas especialmente porque são assuntos mais distantes de nossa realidade do dia-a-dia.

Dessa forma, para estudar esses assuntos, precisamos nos desvencilhar de alguns conceitos e ideias. Por exemplo, ao estudar o conceito de cidadania na república romana, devemos ter em mente que esse conceito era muito diferente naquela sociedade. Não é possível supor e aplicar nossos conhecimentos e visão de mundo para estudar essas civilizações. O mesmo vale, em outro importante tópico, para o entendimento da democracia na Grécia Antiga.

Já que falamos sobre esses pontos, cidadania e democracia, é importante destacar que ainda que os conceitos sejam diferentes dos atuais, eles formaram a base da construção da política ocidental moderna. Assim, o estudo das organizações políticas na chamada Antiguidade Clássica é essencial para o entendimento da formação e das noções de nossas instituições políticas atuais. Justamente por isso, os vestibulares costumam privilegiar questões relacionadas a tais conceitos.

No vestibular da Unicamp desse ano, um dos maiores do Brasil, a primeira questão de História dizia respeito justamente ao conceito de democracia e, para responder a ela, era essencial entender o significado de democracia entre os gregos.

Veja a questão proposta no vestiular da Unicamp 2018:

Os gregos sentiram paixão pelo humano, por suas capacidades, por sua energia construtiva. Por isso, inventaram a polis: a comunidade cidadã em cujo espaço artificial, antropocêntrico, não governa a necessidade da natureza, nem a vontade dos deuses, mas a liberdade dos homens, isto é, sua capacidade de raciocinar, de discutir, de escolher e de destituir dirigentes, de criar problemas e propor soluções. O nome pelo qual hoje conhecemos essa invenção grega, a mais revolucionária, politicamente falando, que já se produziu na história humana, é democracia. (Adaptado de Fernando Savater, Política para meu filho. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 77.)

Assinale a alternativa correta, considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a Grécia Antiga.

a) Para os gregos, a cidade era o espaço do exercício da liberdade dos homens e da tirania dos deuses.

b) Os gregos inventaram a democracia, que tinha então o mesmo funcionamento do sistema político vigente atualmente no Brasil.

c) Para os gregos, a liberdade dos homens era exercida na polis e estava relacionada à capacidade de invenção da política.

d) A democracia foi uma invenção grega que criou problemas em função do excesso de liberdade dos homens.

Concluindo, para o estudo da Grécia Antiga é importante destacar sempre a análise do conceito de democracia e as principais heranças dessa civilização para as sociedades modernas: a filosofia, o teatro e as artes plásticas. Em menor grau, as guerras de expansão, que demandam um estudo mais sistemático, costumam aparecer nas provas de vestibular.

No estudo da Roma Antiga também pode-se destacar alguns temas que acabam sendo privilegiados nas provas. São eles: o conceito de cidadania, a formação e o significado da república romana, as diferentes instituições políticas criadas nesse período (ditadura, ostracismo e tirania) e a expansão do Império romano.

É importante destacar, no entanto, que o estudo de tais civilizações não deve se limitar somente a esses tópicos, pois entender os conceitos políticos só faz sentido quando se entende o contexto e as sociedades que os formaram.

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