Conceitos

ANARQUISMO

Concepção política e social que defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominação.

Os anarquistas defendem o fim do capitalismo, das hierarquias, da polícia e das instituições religiosas. Defendem também uma forma de governar baseada na autogestão.

BURGUESIA

Burguesia é um termo dado originalmente aos habitantes dos burgos (cidades) que se formaram no fim da Idade Média e que tinham como atividade o comércio. Com o tempo, esse termo passou a ser usado para designar todo grupo economicamente forte que visava transformar os meios de produção com fins lucrativos.

CAPITALISMO

Sistema econômico baseado na produção e distribuição dos produtos pela propriedade privada, com fins lucrativos, sendo a economia movimentada pelo mercado.  As definições de oferta, procura, preço não são tomadas pelo Estado, e sim pelo Mercado. Tem surgimento na Europa, entre os séculos XI e XV.

CIENTIFICISMO

É um pensamento teórico pautado pela razão, que considera a ciência como explicação para todos os fenômenos. Somente a ciência pode levar ao verdadeiro conhecimento. Pode ser resumido na seguinte frase: “Tudo é explicável pela Ciência”.

CLERO

O clero é um conjunto de membros da Igreja Católica que exercia poder político e administrativo, principalmente, durante a Idade Média.

COMUNISMO

Doutrina ou ideologia (conjunto de idéias) que prega a criação de uma sociedade sem classes sociais em que há o uso comum dos meios de produção (fábricas, fazendas, etc) através da repartição dos bens produzidos segundo as necessidades de cada um.

O comunismo prega ainda o fim da propriedade privada visando atingir a mais ampla igualdade entre todas as pessoas.

CONSTITUIÇÃO

Conjunto de leis ou regras que estabelece os fundamentos para organização política de um país e os direitos e deveres dos cidadãos. A constituição de um país é sua lei soberana, ou seja, todas as leis posteriores estão subordinadas a ela.

CRISTIANISMO

Doutrina religiosa baseada nos ensinamentos de Jesus Cristo,  responsável por difundir a palavra de Deus, seu “pai”,  entre os homens. O livro sagrado dos cristãos é a Bíblia, uma compilação do Antigo e Novo Testamento.  Existem três grandes ramos desta doutrina: o catolicismo, o protestantismo e a Igreja Ortodoxa.

DEMOCRACIA

Democracia é uma palavra de origem grega, cujo significado é “governo do povo”. Consiste em um regime político no qual o povo tem participação direta ou indireta, através de representantes eleitos por ele para governar.

DITADURA

Regime político no qual o poder cabe a uma pessoa ou a um grupo, sendo exercido de forma antidemocrática, ou seja, com pouca ou nenhuma participação popular. Além disso, a ditadura moderna não segue as regras constitucionais, tendo o ditador o poder de impor leis pela força.

ESCRAVIDÃO

Também denominada escravismo, escravagismo ou escravatura, é o regime social no qual um homem, o escravo, é sujeito de outro, sendo entendido como propriedade privada, como mercadoria.

A escravidão foi praticada por muitos povos em diversas regiões e épocas, tendo um caráter diferente na Antiguidade, quando o escravo era prisioneiro de guerra ou pessoas com dívidas. Na Idade Moderna, os escravos eram predominantemente os negros africanos.

ESTADO: Estado com letra maiúscula significa uma porção de terra regida por algum tipo de governo (monarquia, república) que se organiza com funções políticas.

FEUDALISMO

Sistema econômico, social e político na Europa Ocidental, cuja periodização permanece indefinida: existem historiadores que defendem que o feudalismo ocorreu entre os séculos X e XII e outros que afirmam que o feudalismo se estendeu sobre todo o período da Idade Média, ou seja, entre os séculos V e XV.

As principais características são: o poder descentralizado, a economia baseada na agricultura, pouca mobilidade social e uso do trabalho de servos.

IDEOLOGIA

Conjunto de idéias que constitui uma doutrina filosófica ou política, que pode estar na base de um comportamento individual ou coletivo.

ISLAMISMO

Doutrina religiosa baseada nos ensinamentos  do profeta Maomé,  responsável por difundir a palavra de Alá, o único deus dessa religião. O livro sagrado dos muçulmanos é o Alcorão, que contem os ensinamentos de Maomé. Existem dois grandes ramos da religião: os sunitas e os xiitas.

LIBERALISMO

Uma teoria política e econômica que defende a total liberdade do Estado com a economia. Tem como expoentes desse pensamento os filósofos John Locke, no século XVII  e Adam Smith, no século XVIII.

MONARQUIA: é um regime de governo que tem como chefe de Estado o monarca. Cumpre a ele reger e administrar o seu Estado em vista do bem comum. Existem diversos tipos de monarquia (absoluta, constitucional, parlamentarista) que expressam características particulares.

– Monarquia absoluta: nas monarquias absolutas, o regente tem poder absoluto, ou seja, compete somente a ele tomar as decisões.

– Monarquia constitucional: nas monarquias constitucionais, o rei tem o poder de tomar as decisões, porém ele tem obrigação de seguir uma constituição.

– Monarquia parlamentarista: nesse caso o rei tem um papel de caráter superficial. Ele é uma espécie de consultor, pois quem toma as decisões concretamente é o parlamento.

MONOTEÍSMO/POLITEÍSMO/PANTEÍSMO/ATEÍSMO: são tipos de religiões.

– Religião panteísta é provavelmente a mais antiga de todas, presente na pré-história. Os panteístas acreditam que Deus é o próprio mundo, logo este é eterno. Acreditam em espíritos e geralmente em reencarnação e costumam cultuar os antepassados.

– Religião politeísta foi predominante durante a Antiguidade, na qual diversos deuses criaram, regem e destroem o mundo. Tais deuses normalmente apresentam características comportamentais humanas ou representam a natureza, mas não são a própria natureza.

– Religião monoteísta é a mais recente de todas predominante da Idade Média até os dias de hoje. Consiste no reconhecimento de um único Deus supremo sobre todas as criaturas.

– Religião ateísta surgiu por volta de 5 a.C com maior repercussão no oriente. Crêem num mundo gerado por um “não ser” (ou seja, não reconhecem uma ou várias divindades) e acreditam na evolução espiritual.

PARLAMENTARISMO: parlamentarismo é um sistema de governo tendo como base o parlamento (poder legislativo). Este tem poder acima do executivo (normalmente exercido por um primeiro-ministro), logo, o primeiro-ministro necessita do parlamento para cumprir sua função e tomar decisões. O parlamentarismo pode se apresentar em duas formas de governo:

– República Parlamentarista: na qual o chefe de Estado é um presidente eleito pelo povo e nomeado pelo parlamento por tempo determinado.

– Monarquia Parlamentarista: na qual o chefe de Estado é um monarca (rei) que assume de forma hereditária por tempo indeterminado.

POPULISMO

Forma de fazer política baseada numa combinação de autoritarismo e carisma.

O líder populista faz contato direto com o povo, supostamente sem nenhuma intermediação. Além disso, esse tipo de líder apela para o lado emocional do povo, fazendo uso de discursos eloqüentes e carismáticos.

O populismo pode ser identificado com certos fenômenos políticos da América Latina, mas suas primeiras manifestações podem ser encontradas na Rússia e nos Estados Unidos no final do século XIX.

POSITIVISMO: é uma linha teórica da sociologia, criada por Auguste Comte no século XIX. O positivismo buscou explicar somente os fenômenos que pudessem ser observados pelo homem, que estavam presentes em suas vidas, deixando para trás a explicação de fenômenos externos como a origem do homem. O método positivista consiste essencialmente na observação dos fenômenos e teve grande influência no Brasil, principalmente nos anos iniciais da República.

PROLETARIADO

Designação dada à classe dos trabalhadores industriais, que tem como propriedade apenas sua força de trabalho.

O termo é mais utilizado, especialmente, por marxistas.

PROTESTANTISMO: o protestantismo é uma corrente cristã que surgiu no século XVI em protesto contra certos princípios do catolicismo, como a adoração de imagens, o celibato, a autoridade do Papa, as missas em latim, o ato de confessar, entre outros. Suas principais características são: acreditar que a salvação é dada através da graça bondade de Deus, sem a presença de um intermediário como acontece no catolicismo; e ter a Bíblia como autoridade máxima para assuntos de fé e prática.

REPUBLICANISMO

Sistema político que se preocupa com a manutenção da República e com as atividades cívicas. República é uma comunidade política organizada, o Estado, que, neste caso, se define como uma ordem política contrária aos princípios monárquicos. Na República há participação civil para as constantes manutenções e reestruturações do Estado.

SOCIALISMO

Doutrina política e econômica, que prega um modo de organização social, no qual há a distribuição igualitária de riquezas, finalizando com as desigualdades sociais. Uns dos teóricos dessa doutrina foi Karl Marx, no século XIX. O socialismo é um governo preparatório para a fase final, que seria o comunismo, portanto, é um governo experimental, encontrado nas mãos de pessoas ditas aptas para preparar o país para a etapa final.

TOTALITARISMO

Regime político no qual o poder do estado fica nas mãos de um governante sem qualquer pretensão democrática.  Apesar da existência de sistemas legislativo e judiciário, estes estão à margem do poder totalitário.

10 respostas para Conceitos

  1. bruno disse:

    pessoal, o site é muito interessante. so nao entendi a definição do conceito: proletariado, utilizado por marxistas e comunistas, não é a mesma coisa? marx não produziu a teoria política do comunismo? logo um marxista é comunista, um comunista é marxista.

    Sugiro: o termo é utilizado por pensadores influenciados pela teoria polítca de karl marx.

  2. midian correia disse:

    bruno a coisa e eu tambem nao emtede mais isso pode melhorar muitooooo

  3. Pingback: Era Napoleônica (1799-1815) | Historiando

  4. Pingback: A Grande Depressão de 1929 | Historiando

  5. Pingback: Renascimento | Historiando

  6. Pingback: O fim da Era Vargas | Historiando

  7. Pingback: Guerra do Paraguai | Historiando

  8. ismael disse:

    amei o site… essa é uma das minhas materias preferidas, e pretendo um dia seguir na area, e esse site sempre quebra um galho pra mim… muito obrigado !!

  9. sonia Raquel Machado Lopez disse:

    Ver ou rever conceitos, e o melhor que podemos fazer, isso nos instrumentaliza na hora de formar uma opinião!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s